DICAS GERAIS ….

Gente como muitos amigos vem pedindo dicas das últimas viagens resolvi deixar de ser cabeça dura e aceitar que meu blog vai passar a ir um pouco além das portas dos aeroportos, ele vai começar a dar dicas pra vocês também ;D

Vou começar tentando passar para vocês um pouquinho da energia e da paz do México, compartilhando algumas dicas super convenientes.

unadjustednonraw_thumb_68f

First of all não vamos falar em roteiro, porque isso acho que vai muito de cada um, do que cada um curte mais na viagem e claro de como está o clima na época que você estiver viajando, então vou contar o que fizemos e os lugares que mais gostei, mas a ordem que você quer fazer, quanto tempo quer ficar lá, isso é muito de pessoa para pessoa, maaas se quiser mais dicas ou sentir que faltou algo por aqui PLEASE let me know ( email, whats, insta, por onde quiserem).

Começaremos nossa jornada pela incrível e relaxante Tulum, gente dica: book it NOW, o lugar está super em desenvolvimento e virando um “must go”, então sinceramente daqui há alguns anos acho que virá a ficar beem parecido com Cancun em termos de quantidade de turistas, então minha maior dica é: se joga e vem logo.

Aqui a viagem é incrivelmente barata ( hotel e passagem como sempre são a parte mais pesada, mas aqui em si as coisa são bem barateza, então pesquise bem, pegue boas promoções e venha), eu não esperava por isso mas você faz refeições incríveis, em restaurantes “caros”, com bebida incluída por menos de U$30,00 ( na verdade muitas vezes por beeem menos que isso, to dando um average de restaurantes mais “hypados” e com uns bons drinks inclusos, não acho que esses preços mara vão durar para sempre, então mais uma vez: venham logo.

unadjustednonraw_thumb_6ac

Comer no México é simplesmente maravilhoso, não faltam opções de comida mexicana, argentina, peruana ( sim eles adoram um ceviche), opções gourmetzadas e independentemente de onde você vá, sempre terá uma guacamole maravilhosa aguardando para ser pedida.

Um detalhe muitoooo importante é: trabalhem com reservas, principalmente se você for em alta temporada ( o que foi meu caso), tudo é bem disputado e 90% dos restaurantes aceita reservas ( inclusive alguns dos beach clubs). Em caso de não reserva o negócio é “first come first serve”, então chegue cedo, tanto nas praias para pegar as melhores beach beds, quanto nos restaurantes para jantar. Os restaurantes abrem as 18h para o jantar, se você não tiver reserva esteja na porta exatamente as 18h (chegando até umas 20h você pode ATÉ dar uma sorte ou outra, ou não esperar tanto, maaas depois disso é senta e chora …. ou senta e simplesmente espera…. ou melhor vá ao Gaviota, que estará sempre pronto para te salvar, vou descrever os restaurantes em breve e vocês entenderão melhor).

Onde ficar? Eu fiquei mais perto do centro em um hotel chamado Hotel Posada 06 Tulum, fica a 3 km da praia, perto de mercados, farmacias e alguns restaurantes bem delicinhas, preço justo, café da manhã limitado, mas gostoso e atendimento super cordial e bom ( acreditem isso é um diferencial por aqui).

unadjustednonraw_thumb_6bc

Recomendo ficar mais perto da cidade se você não quiser alguns perrengues como falta de luz e agua quente, digo isso porque os hotéis mais fodões ficam pé na areia, são realmente incríveis e consequentemente mais caros, MAS tudo funciona a base de gerador e caminhões de agua potável, alguns hotéis chegam a ser eco friendly e não tem energia at all a noite.  É lindo? É, É maravilhoso? É, mas a chance de você não ter luz e tomar banho de água gelada é tão grande quanto a beleza do lugar, então pondere bem que tipo de viagem você quer fazer.

“Van, babei nas fotos, quero muito ir, mas pra mim não da pra ficar pagando esses hotéis mais arrumadinhos, consigo algo mais simples?”

Sim, tem hospedagem por até U$10,00 a noite em hostel, vi pelo menos um camping e um hotel super simples que anunciava quartos por U$39,00, mas assim gente realmente não sei as condições desses lugares, só posso dizer que eles existem.

Outro ponto importantíssimo, alugue uma bike e fique com ela a semana toda, é ridiculamente barato, coisa se R$80,00 para semana toda, ou seja entre U$20….U$25 dependendo do cambio.

E para quem ficar mais perto da cidade, como eu fiquei, nada melhor do que começar o dia com uma boa pedalada até os beach clubs.

“Money, quanto levar ? E em qual currency?”

Bom eu geralmente calculo U$100,00 por dia, o que deu 2.000,00 pesos mexicanos por dia: excelente. Definitivamente você não precisa mais do que isso (mas assim, meus hotéis e aluguel do carro já estavam pagos, isso é só pra gastar mesmo com aluguel de bike, uma ou outra entrada de atração turística, estacionamento, gasolina comida e bebida).

“Van você incluiu o valor das compras nesse dinheiro?” Bom gente, eu não faço compras viajando e pra não dizer que não comprei absolutamente nada, minha lista de compras se resume a:

  • 3 potinhos de mascara de argila
  • Um colar de prata com dois pingentes
  • Duas cerâmicas decorativas
  • Uma manta decorativa
  • Um chapéu
  • Uma garrafa de Tequila
  • Um kit de mini tequilas
  • 4 vidrinhos de pimenta

E sim, para esse tipo de “compras” está incluso no orçamento de 2.000,00 pesos por dia.

 

Eles aceitam dolares em quase todos os estabelecimentos mas você pode perder dinheiro na conversão que vai de 21 a 15 pesos por dólar, ou seja, na minha opinião o melhor é ir com os pesos na mão mesmo.

Outro ponto importante vários restaurantes são cash only, então conte com a possibilidade de que nem sempre o seu cartão de crédito poderá te salvar, apesar que para compensar o fato, existe uma ATM machine a cada 10 passos (mas as taxas de saque são altas então deixe essa opção só como backup mesmo, em caso de necessidade).

unadjustednonraw_thumb_5b9

“Van, você falou em alugar bike, mas também estava de carro alugado?” Sim.

Alugamos o carro porque aterrissamos em Cancun e então pegamos o carro para ir para Tulum, optamos por ficar com o carro o tempo todo porque fizemos alguns passeios para outras cidades ( longas distancias), que precisamos do carro para ir, fora que algumas idas aos restaurantes na parte da noite optamos pelo carro ao invés da bike por ser mais seguro ( uma parte da estrada que beira a praia e onde estão a maioria dos restaurantes não tem ciclovia e a noite se torna mais perigoso para pedalar).

Sobre o carro, UM faça o seguro completo você nunca sabe quando um taxista doido pode esbarrar no seu carro e digamos que as ruas não são da melhor qualidade, então se proteja. DOIS, cuidado com as multas, você vai ver muitooos carros sem placa, porque no México quando você é multado a policia tira sua placa e deixa um papel colado no vidro, porque você tem um mês para pagar a multa e pegar a sua placa de novo, de maneira alguma estacione em lugar proibido, parece um pouco terra sem lei, mas nesse sentido eles tem a lei e adoram dar uma canetada. TRÊS, cuidado com os espertinhos da policia, eles são doidos para te parar e pegar uma propina, eu andei a 140km/h durante a viagem inteira pelas estradas que eu peguei e nada aconteceu, ai aos 45 do segundo tempo, fui parada na rua principal de Cancun, porque segundo o policial eu estava a 88km/h em uma via de 70km/h, bom como não estava efetivamente prestando atenção na velocidade vou morrer sem saber se eu estava mesmo ou não acima dela.

Na estrada foi bem tranquilo, a maioria delas tem o asfalto bom, mas quase todas são uma mão vem e uma mão vai, então tenha no volante alguém que lide bem com ultrapassagens. Uma coisa boa é que eles estão tão acostumados com isso que eles efetivamente abrem passagem, você não precisa ficar colando na bunda de ninguém dando farol, eles veem você vindo e já se jogam um pouquinho para o acostamento para facilitar sua passagem (louco mesmo dirigindo só taxista, SENHOR se você pensa que taxista no Rio é folgado é porque você nunca dirigiu pelo México).

unadjustednonraw_thumb_774

Vamos falar sobre o tempo: “nunca desista” e “esteja sempre extremamente preparado”, você pode amanhecer e estar um temporal e daqui 20 minutos abrir um super sol e ser o dia mais bonito da viagem, como pode acontecer o contrário, então minha dica é se arrume para sair do hotel anyways e ande sempre com bolsas e/ou mochilas impermeáveis especialmente se você aderir a minha dica da bike, uma capa de chuva e um guarda chuva são dois bons itens para se ter na mala.

A galera que acorda cedo, sinto informar que você não vai conseguir tomar café da manhã em nenhum lugar antes das 8h, então se quiser dar uma corridinha logo cedo ou se quiser sair bem cedo para ir passear em alguma outra cidade, compre no mercado umas frutinhas, ou seja lá o que você gosta, para não passar fominha matinal ;D

Uma obs importante é sobre cameras fotográficas (semi, profissionais ou go pro) em atrações turísticas, se você estiver com elas bem guardadas em bolsas ou mochilas ninguém vai falar nada, porque ninguém te revista, MAAAS se estiver na mão você será cobrado uma taxa por volta de 45,00 pesos, para entrar com a maquina ( sim é tosco, mas para evitar ande sempre com elas bem guardadinhas).

Para finalizar as dicas gerais: tenha paciência, o lugar é maravilhoso a energia extremamente estonteante e relaxante, maaas digamos que isso não afeta apenas os turistas que se sentem extremamente relaxados, afeta também diretamente as pessoas que trabalham aqui, então be patient, o serviço demora MESMO, e as vezes os caras são tão simpáticos que não da nem para ficar bravo, mas lembre-se que se esperar a fome bater REAL para só ai ir comer é um erro.

Por fim, uma dica importantíssima para nós Brasileiros, na ida você consegue ir com duas malas de 32 kg ( o que venhamos e convenhamos totalmente desnecessário para um lugar de praia né gente, uma malinha só ta bom), MAAS na volta você só pode voltar com duas de 23kg, então fiquem espertos.

Gente VENHAM a TULUM, venham pedalar, correr, comer bem e relaxar, venham admirar um pouco de “civilização” literalmente no meio do nada, venham curtir esse ar puro, essa atmosfera renovadora e venham logo antes que o turismo massificado abra os olhos para esse lugar e CLARO antes que os preços comecem a aumentar.

Bom gente estou done com as minhas dicas gerais ;D

Próximo post venho falando especificamente dos restaurantes e beach clubs, espero que gostem e que as dicas sejam úteis, se ainda tiverem dúvidas é só me procurar.

Beijos beijos e até o próximo compartilhamento de histórias, momentos e agora muitas dicas ;D

unadjustednonraw_thumb_511

Advertisements