Era uma vez, em um lugar tão tão distante …..

 

E bota distante nisso, ainda me pego olhando para o mapa tentando realizar o quão longe eu cheguei (literalmente), sabe aquele lugar sobre o qual você sempre estudou ? viu filmes ? falou? Mas nunca efetivamente tinha colocado na lista de viagens do ano seguinte ? Pois bem, essa era a China na minha vida, até que uma oportunidade relacionada a trabalho me trouxe até o outro lado do mundo (novamente preciso dizer, LITERALMENTE).

IMG_3098

O que eu posso começar dizendo é que, se você acha São Paulo uma cidade populosa, que o metro de NY é cheio ou que Londres é uma cidade cinza, você definitivamente nunca veio a China.

Sempre soube que a China era um lugar populoso, mas gente vocês NÃO ESTÃO ENTENDENDO, é MUITAAAAA gente, o transito totalmente prado, o metro completamente lotado e as bicicletas se atropelando em uma ciclovia bombando de cabo a rabo, e sim tudo AO MESMO TEMPO, não tem onde você vá, você verá muitas pessoas por lá.

IMG_3100

E ai nesse momento vocês vão me perguntar aquela pergunta que estão todos se coçando para fazer (apesar de algumas dezenas de amigos já terem feito), mas Vanessa se é assim COMO você tirou uma foto sem NINGUÉM, justamente na muralha da China e ai vou responder a vocês com uma pergunta na verdade:

“Uma muralha que possui 21 Mil KM de extensão, porque mesmo as pessoas vão TODAS no mesmo lugar ?”

IMG_3209

Bom gente, eu optei em ir em um lugar mais afastado chamado Huanghua que parece mais uma cidadezinha de interior, então levando esse local em consideração acredito que o formigueiro humano que eu descrevo acima esteja concentrado apenas nas grandes cidades ( pelo menos aparentemente é isso), como dica de turismo existem vários outros pontos maravilhosos da muralha, que são mais afastados das grandes cidades, é só uma questão de disposição de ir um pouquinho mais longe.

Mas vamos retornar a minha sessão de surpreenda-se, fiquei bastante impressionada  (de forma negativa) com o comportamento dos Chineses, após ter conhecido a Tailandia e com a convivência próxima que sempre tive a comunidade Japonesa devido a grande quantidade deles em São Paulo, eu enxergava os asiáticos muito como “iguais” ( e não estou fazendo piadinha com a aparência, mas sim dizendo que no fundo eu imaginava todos eles com o mesmo tipo de comportamento), bom equivoco meu, esse foi mais um daqueles pré-conceitos que foram por agua a baixo.

Os chineses tem alguns comportamentos para nós extremamente rudes e já bem conhecidos no mundo dos negócios como por exemplo arrotar após as refeições (ser um bom sinal) e escarrar no meio da rua ( daquele jeito que parece que está puxando aquilo do fundo da alma), ok que já era algo esperado, mas garanto a vocês que é mais feio ao vivo do que parece lendo ou ouvindo os outros contarem….. enfim, mas continuando …. a China é um dos locais onde você vai sentir a maior quantidade de cheiro exótico por metro quadrado, seja porque alguns deles não conhecem um produto chamado desodorante, seja o odor da comida, ou o fato de que o taxista não limpa o carro dele há alguns anos.

Outro ponto que pode ser explicado historicamente pelos duros momentos que o país já enfrentou com o comunismo, abstinência de comida e uma corrida para a sobrevivência, eles definitivamente não entendem o conceito do termo FILA, isso é algo que não existe aqui e eles vão SIM passar por cima de você, seja você homem, mulher, criança, idoso, não importa, vão te empurrar, esbarrar ou simplesmente te cortar mas eles farão alguma coisa para passar na sua frente… e nem adianta fazer aquela cara feia que você se pegou fazendo enquanto lia isso, porque pra eles isso é simplesmente NORMAL, é um instinto de sobrevivência falando mais alto e eles não percebem o quão rudes estão sendo ( até porque na cabeça deles eles não estão).

Sobre desconstruir conceitos, desconstrua também a ideia do “fome eu não passo, vou comer fast food todo dia”, uma coisa eu te garanto o MC, o KFC ou a Pizza Hut que você conhece NÃO É A MESMA COISA, o MC vende tortinha da feijão doce, o KFC não tem bucket the nuggets e o que chega mais perto de um nugget é mergulhado em uma pimenta que até mexicano ia chorar ( ta bom to exagerando, mas eu que gosto de uma pimentinha sofriiiii comendo aquilo, e para fechar com chave de ouro TODAS as pizzas da pizza hut tem algum tipo de carne ( carne mesmooo, não to falando de preseuntinho e calabrezinha não, estou falando de CARNE) e as duas únicas opções vegetarianas tem ABACAXI na pizza….. enfim uma experiência um tanto quanto inusitada em termos de fast food.

IMG_3109

Maaaas agora vamos falar da parte boa, não se assuste, fome você realmente não vai passar, não estou dizendo que achei absolutamente tudo comível, mas é bem menos complicado do que eu imaginava, sempre terá um arrozinho com frango, ou carne e principalmente com carne de porco (eles comem MUITA carne de porco), fora os noddles, enfim na minha opinião foi bem mais fácil comer em restaurante chinês do que no fast food que você vem achando que vai salvar sua vida.

IMG_3329

Agradeça aos céus cada bebida gelada que você encontrar, assim como a maioria dos asiáticos eles também acreditam que agua quente faz mal, então encarem que até a cerveja vai ser quente,  o que pode te salvar são refrigerantes em alguns lugares e vinho branco ( que by the way pela proximidade da nova zelandia eles tem os melhoreeees vinhos new zelandeses por lá).

E já que é para beber agua quente, beba CHÁ, beba MUITO CHÁ, eles têm alguns deliciosos, principalmente se for os que eles preparam na hora, que tem todo um ritualzinho maraaaa de recipientes e afins.

IMG_3391

Vamos falar sobre o governo, vir para a China é como entrar em um bolha de informação, para nós que somos de fora nos sentimos literalmente manipulados, pois você só tem acesso aquilo que o governo permite, então primeiro de tudo NO REDES SOCIAIS, claro que se você quiser muitooo existem alternativas como o uso do VPN que vão te possibilitar se manter online, eu optei por ficar na bolha esses dias, mas confesso a vocês que foi muitooooo difícil.

Ainda sobre o governo não estranhe o QUÃO imponentes são as câmeras de segurança, principalmente nos aeroportos, sabe aquelas que você sabe que tem em todo lugar mas geralmente não repara nelas porque estão localizadas em locais discretos ou efetivamente escondidas? Bom aqui não é o caso, elas estão BEM a mostra, se eu que não tenho nada para esconder me senti levemente desconfortável IMAGINA QUEM TEM hahahahah.

E como curiosidade final, mas definitivamente não menos importante, gente eles ainda fazem xixi e coco em buracos no chão LITERALMENTE, bom tem uma ceramicazinha, é como se fosse um vaso, mas é NO CHÃO ( e o engraçado é que a posição para ir ao banheiro aparentemente é algo tão confortável que muitas vezes no meio da rua você vê eles abaixados naquela posição descansando as pernas, falando no celular, fumando, enfim), na maioria dos lugares você vai achar uma maioria de buracos no chão e um ou dois vasos sanitários, mas aconteceu de irmos em um shopping ( super chique, só marca foda, banheiro todo de mármore) e SÓ ter buraco, acreditem assim como nós ficamos esperando ficar livre o vaso, porque não conseguimos ir no buraco, muitos deles não vão no vaso de jeito nenhum, ficam esperando vagar um buraquinho.

Para finalizar com alguns pormenores importantes:

–  Muitos lugares não aceitam nossos cartões de crédito, nos casos em que são aceitos é mais fácil achar local que aceite VISA do que MASTER, America é uma ingógnita, o idela é vir com dinheiro em cash mesmo em dólares e trocar no aeroporto pelo dinheiro deles ( o aeroporto tem uma das taxas mais altas então rola trocar um pouquinho para sobreviver e depois achar uma casa de cambio com a taxa melhor);

– Cuidado com os taxistas, eles são especialistas em pegar sua nota verdadeira e falar para você que é falsa, nesse meio tempo ele já trocou sua nota por uma que realmente é falsa e você nem viu (isso acontece muito com notas de cem, mas notas de cinquenta também são um risco);

– Prestem atenção na data de emissão dos seus dólares, eles só aceitam notas emitidas depois de 2000 ( na nota tem marcado o ano de emissão);

– O transito é algo de doidoooo, se você cogita alugar um carro pense duas vezes antes de fazer isso, ou no mínimo pegue o seguro mais foda de todos, vocês não tem ideia…. é tipo preparação para dirigir na India;

– A poluição é realmente um big deal (em Guangzhou o céu é efetivamente cinza e você pode nitidamente ver a fumaça de poluição, apesar de ter sentido mais os efeitos dela em Pequim onde o céu estava azul);

– Prepare-se para andar bastante, principalmente se estiver vindo turistar ( em especial em Pequim), todos os passeios que fizemos se anda muitoooo ( não se engane pelo tamanho do mapinha turístico de Pequim que o hotel vai te dar, nada fica a menos de 30 minutos de carro, ou algumas baldeações de metro);

– “Vou a China e vou comprar o mundo”….. hmmm nem tanto…. encontramos poucas coisas que a diferença de preço valesse a pena ( quando comparado aos Estados Unidos, claro que se comparar ao Brasil com toda nossa linda questão de impostos algumas outras coisas vão valer a pena)

IMG_3481

 

IMG_3515

Bom meus amores, por hoje é isso de China, é uma experiência realmente diferente e surpreendente, vale MUITOOO a pena, é um choque de realidade sem igual e nos faz ser gratos por muitas coisa, pelos recursos que temos em nosso país, até pela nossa própria história, recomendo um punhado de paciência e bom humor e uma passagem com destino a China, é uma experiência desafiadora e extremamente enriquecedora.

Aos meus companheiros de business fico devento por enquanto algumas dicas específicas sobre a Canton Fair, que foi o grande reason why da viagem, turistar mesmo foi só um plus, mas escreverei sobre ela em breve!

Beijos beijos e até a próxima.

 

IMG_3288

Advertisements